Fernando Russell, que ganhou um concurso da TV Globo do melhor hambúrguer do Brasil, atualmente é sócio-proprietário de um restaurante em Santos e tem os seus próprios truques para fazer um ‘hamburgão’ caseiro de dar água na boca. Fernando Russell aconselha escolher uma carne da parte dianteira do boi, como peito, acém ou paleta, e a fraldinha. Segundo Russell, muitas pessoas utilizam o patinho, mas ele não tem muita gordura. Ele diz que para fazer um hambúrguer gostoso e suculento é preciso ter um percentual maior de gordura.

Como preparar o hambúrguer?
Misture as carnes selecionadas e separe em hambúrgueres de 180 gramas. Faça uma bolinha com a carne e jogue de uma mão para a outra para unir as fibras da carne. Isso evita que o hambúrguer fique rachado na hora de grelhar. Faça isso cerca de 20 vezes. Molde o hambúrguer em formato circular de forma que ele fique maior que a circunferência do pão.
Onde e como grelhar o hambúrguer?
Em casa, é possível fazer na frigideira. Mas, faça um de cada vez. “Se você colocar muitos hambúrgueres na frigideira, a carne vai abaixar a temperatura da frigideira, ele não vai grelhar e vai acabar cozinhando. Faça um de cada vez. Se tiver chapa de ferro e colocar em cima do fogão é melhor ainda”, explica.
Como temperar o hambúrguer?
Tempere apenas com sal na hora de grelhar.
Ingredientes:
- 1 dente de alho
- 1 colher de mostarda
- 1 colher de páprica doce
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de pimenta do reino
- 200 ml de leite
- óleo de soja, o quanto baste
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o óleo. O óleo é colocado aos poucos no centro do liquidificador até dar o ponto de maionese.
Qual o ponto certo da carne?
O ponto ideal depende do gosto de cada um. A carne ao ponto, rosada por dentro, tem a melhor suculência, melhor textura e melhor sabor.
“Quanto mais passada, menos suco ela vai ter, vai reduzir de tamanho, vai ficar menos saborosa e menos suculenta”.
Fonte: G1