qua, 24 de abril de 2024 19:53

INSS anuncia novas regras para aposentados e pensionistas

O INSS anunciou novas regras para facilitar a liberação de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas durante a pandemia. As mudanças anunciadas pelo INSS começam a valer na segunda-feira, quem se aposentar ou começar a receber pensão vai ter acesso ao crédito consignado em 30 dias.

Hoje tem que esperar por 3 meses para pedir esse empréstimo, e o banco pode oferecer até 90 dias para aposentado ou pensionista começar a pagar, o que não é permitido atualmente.

Essas mudanças valem até o dia 31 de dezembro que é quando termina o estado de calamidade por causa da pandemia. Também vai aumentar o limite do cartão de crédito consignado, hoje o limite é o valor do benefício mais 40%. Passará a ser o total do benefício mais 60%. Essa alteração é definitiva, não tem prazo para acabar.

A taxa de juros desse tipo de empréstimo é menor do que de outras linhas de crédito, mas é preciso calcular bem para não se endividar demais. O próprio presidente do INSS faz esse Alerta “somando o consignado com cartão de crédito, ele não pode se endividar além de 35% da sua renda, da aposentadoria ou pensão, então esse limite já há. Porém, ele acaba conseguindo, em alguns casos, pegar um crédito fora, no juro mais alto. É mais interessante que a gente facilite o acesso dele ao crédito consignado, que é um crédito controlado e com juro menor”.

Os economistas também recomendam: limite de comprometimento da renda com consignado ainda menor no máximo 30% do que o aposentado ou pensionista ganham.

São 14 milhões de aposentados e pensionistas com consignado em todo o país, é preciso ficar atento porque tem quadrilhas especializadas em fraudar o consignado. A orientação Geral do INSS é que aposentado não repasse por telefone dados pessoais: CPF e RG. por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

redes sociais

Notícias relacionadas

Ultimas noticias