O governador Mauro Mendes (União) espera que o Supremo Tribunal Federal (STF) devolva a Mato Grosso 1,2 milhões de hectares de terras que foi dado o Pará em briga judicial que se perdura há mais de 15 anos. Para tanto, o governo do Estado ingressou com uma ação rescisória e espera um posicionamento da corte suprema.
No recurso, o chefe do Executivo Estadual alega que as terras em questão não possuem conexão nenhuma com o estado vizinho e tem suas atividades econômicas ligadas a Mato Grosso.
“Aquela parte tem hoje atividades econômicas 100% ligadas fisicamente aos estado e Mato Grosso. As conexões com o outro lado não existem. A história da região mostra que quando houve uma demarcação, a décadas atrás, estabeleceu-se uma referência a partir de um ponto e houve um equívoco dessa interpretação. O que Mato Grosso reivindica e que esse erro seja reconhecido”, disse.
Mendes vai mais além e afirma que a população que mora na região em questão, quer que as terras permaneçam em Mato Grosso. “Está tramitando no Supremo, já perdemos e estamos tentando uma rescisória para ver se reverte isso. É um desejo de quem vive naquela região”, completou.