ter, 23 de abril de 2024 16:56

MT Ciências realiza live com estudantes criadores de foguete feito com materiais recicláveis


.

Dando sequência à série de encontros virtuais com estudantes idealizadores de projetos ou pesquisas inovadoras, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), por meio do MT Ciências, realizará nesta quinta-feira (30.07), às 17h (horário de Mato Grosso), uma live para apresentar o projeto desenvolvido por estudantes do ensino médio para a criação de um foguete com materiais recicláveis. A transmissão será pelo Instagram do MT Ciências (@mtciencias).

Os estudantes da Escola Estadual Professora Eucaris Nunes da Cunha Moraes, de Poconé, iniciaram em 2018 o projeto idealizado pela professora de biologia e física, Claudia Kelly, para utilizar materiais recicláveis na construção de um foguete feito com garrafas pet.  A confecção do equipamento durou cerca de quatro meses.

Segundo a professora, a ideia é reaproveitar melhor os materiais otimizar custos e promover a inclusão de outros alunos no processo. A iniciativa levou os criadores do projeto ao Rio de Janeiro para apresentar o trabalho na 19ª Jornada de Foguetes.

A bióloga Camila Oliveira, monitora do projeto MT Ciências, conduzirá o bate-papo com a professora e os estudantes. “Eles construíram o foguete com madeira, garrafas pet, folha de raio-X e um tipo de pasta plástica, que funciona na reação química de vinagre e bicarbonato de sódio, vamos falar um pouco sobre este processo e também de outros projetos iniciados por eles”, explica Camila.

Agora os alunos estão engajados no novo projeto para a construção de um aquecedor solar, utilizando materiais recicláveis, como garrafas pet, revestidas por caixas de leite pintadas de preto para reter o calor.  

A coordenadora de Popularização da Ciência da Seciteci, Marilene Passos, explica que estes encontros virtuais motivam as ações dos estudantes e fomentam os projetos desenvolvidos pelo MT Ciências.

“O mais bacana deste projeto é que os criadores envolvem os alunos da escola nos processos e ainda apresentam os trabalhos para outras unidades escolares, compartilhando conhecimento, ensinando, fazendo oficinas criativas, para que outros também tenham oportunidade de aprender a montar os equipamentos”, diz

Os interessados em participar e fazer perguntas durante a live devem acessar o Instagram do MT Ciências que é @mtciencias. 

 

Fonte: GOV MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

redes sociais

Notícias relacionadas

Ultimas noticias