qui, 28 de março de 2024 20:13

Reunião virtual entre servidores da Seciteci discute andamento dos cursos EAD


.

Na manhã desta quinta-feira (30.07) foi realizada uma reunião virtual com os servidores da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), que integram a equipe do programa ‘Novos Caminhos’ em Mato Grosso, responsável pelo desenvolvimento dos cursos de Educação a Distância (EAD) de Operador de Computador e Promotor de Vendas. A reunião ocorreu para tratar das normativas e monitoramento dos cursos.

Na ocasião, o secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Stephano do Carmo,  que também atua como coordenador geral do Pronatec/Novos Caminhos, falou da importância dos trabalhos desenvolvidos pela coordenação dos cursos para melhorar a aprendizagem.

“Os esforços das equipes foram concentrados em criar um sistema autodidático, simples e de fácil acesso, para facilitar o aprendizado, garantindo melhor desempenho aos alunos, além de manter a qualidade do ensino profissionalizante”, diz.  

As aulas iniciaram em junho e atendem 650 alunos que são acompanhados pelas Escolas Técnicas Estaduais das cidades de Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Garças e Lucas do Rio Verde.  Os cursos fazem parte do programa Novos Caminhos, que é promovido pelo governo federal e executado em  parceria com a Seciteci.

 O coordenador de Educação a Distância da Seciteci, Fernando Wosgrau, apresentou o painel de acompanhamento das atividades realizadas pelos alunos. O monitoramento é feito por meio da plataforma Moodle, que foi desenvolvida pela área de tecnologia da informação da pasta.

“Nesta plataforma existe a ferramenta que indica a frequência e realização das atividades dos alunos e monitora o aproveitamento e o desempenho no decorrer do curso. Dessa forma, a equipe pode auxiliar melhor nas dificuldades dos estudantes em relação ao sistema ou material das aulas”, explica.

Na oportunidade, o coordenador também informou sobre o fórum virtual criado para os alunos debaterem as atividades realizadas durante o curso, além de interagirem e se integrarem com os demais participantes do curso.

“O fórum tem o objetivo principal de desenvolver a educação colaborativa, possibilitando ao aluno tirar dúvidas, compartilhar conhecimento e conteúdo, ter acesso à dicas e sugestões e ainda receber monitoria dos professores”, garantiu ele.

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) são gratuitos e desenvolvidos pela Seciteci em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio do programa ‘Novos Caminhos’. As aulas são realizadas por meio de ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Fonte: GOV MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

redes sociais

Notícias relacionadas

Ultimas noticias