qua, 24 de abril de 2024 00:25

Servidoras da Saúde cometem suicídio em MT

Profissionais da saúde, que atuam na linha de frente do combate, estão sob pressão, e isso tem levado muitos a ter a cometerem autodestruição. Na segunda-feira (27), duas servidoras tiraram a própria vida, vítimas da depressão, em Rondonópolis (212 km da Capital).

Conforme o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sisma), Oscarlino Lima, com o surgimento da covid-19 a saúde mental dos profissionais da área piorou.

“Antes de sermos profissionais da saúde, somos humanos com família em casa. O medo é até maior, pois convivemos com o drama diário e várias vidas em nossas mãos”, explica Oscarlino. 

Em Mato Grosso, já perderam a vida para a covid-19 sete médicos e 21 profissionais da enfermagem. A segunda-feira foi pesada para os servidores que perderam duas colegas, sendo a funcionária da Funasa (Ministério da Saúde) que atuava no Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis, Geralda Leite Mendes, e a técnica de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Elisângela Moresco. 

O Sisma, o Coren, e a Secretária Estadual de Saúde (SES) emitiram notas de pesar. Amigos e familiares também lamentaram nas redes sociais.

Profissionais de saúde pedem, em suas postagens, que o governo olhe para classe já que a depressão tem “tombado” muitos servidores.

Sindicato dos Servidores da Saúde do Estado de Mato Grosso - SISMA ...

Entre em contato e peça apoio emocional:

O CVV (Centro de Valorização da Vida) tem realizado em Cuiabá, todas as quintas-feiras, reuniões com sobreviventes ao suicídio e seus familiares. Assim como parentes de pessoas que se mataram.

Também passaram a serem gratuitas as ligações feitas ao número 188. Canal de atendimento 24 horas

Mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.000 voluntários pelo telefone 188, pessoalmente (nos 80 postos de atendimento) ou pelo www.cvv.org.br via chat, Skype e e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

redes sociais

Notícias relacionadas

Ultimas noticias